Lentes de contato
Por que lentes de contato?
A procura por lentes de contato é motivada, quase sempre, por melhora estética (mulheres) e por prática de esportes (homens). No entanto, existem outros aspectos decisivos que favorecem o uso das lentes de contato (LC) em relação aos óculos:
Melhor agudeza visual
As lentes de óculos oferecem melhor visão quando o usuário olha pelo centro – óptico destas lentes, ou seja, quando o eixo visual do olho e o eixo-óptico das lentes coincidem, o que nem sempre acontece, pois o comum o usuário girar o olho e ver pela zona periférica da lente, além de fre qüentemente usar óculos desajus tados pelo uso, desalinhando, assim, o eixo dos óculos com o do olhar. Conseqüentemente, a agudeza visual baixa. Com as LC este problema não existe. O eixo-óptico da LC coincide sempre com o eixo visual do usuário, pois ela acompanha o globo ocular em todos os seus movimentos.
Campo visual
Corresponde à totalidade de imagens que percebe o olho em uma extensão de 180 graus, desde que o olhar esteja reto à frente. O usuário de óculos tem uma redução neste campo, pois vê corretamente apenas no centro dos seus óculos, uma vez que as imagens periféricas sofrem aberrações que são maiores, quanto maiores forem as dioptrias usadas. Outro fator limitante da boa percepção do campo visual é as bordas das armações que poderíamos comparar a um pseudo-esco toma, já que não há a devida formação de imagem no ponto da retina em que os raios lumi nosos são bloqueados pela armação. Com as LC todas as imagens chegam e retina devi damente corrigidas pela gra duação das lentes, dada a pro ximidade destas junto à córnea, diretamente frente à pupila.
Miopia
Os pacientes míopes são os melhores e mais satisfeitos usuários de LC, pois, ao se colocar a lente corretora junto à córnea, se obtém uma imagem retiniana de tamanho mais próxima do normal e o campo visual se amplia.
Astigmatismo
Com LC se elimine o astigmatismo ante rior, já que criamos uma nova superfície esférica (óptica). Conse qüentemente, consegui mos maior acuidade visual, melhor campo visual e, na maioria dos casos, menor dis torção das imagens retinianas.
Hipermetropia
As vantagens são a visão de perto melhorada, a ausência do uso de lentes espessas (centro) e imagem mais natural (a imagem retiniana de óculos é maior). Crianças com graus elevados se sentem mais integradas socialmente (escola).
Ceratocone
É condição primordial o uso LC, já que com os óculos a acuidade visual é muito baixa mesmo que poste riormente este paciente seja encaminhado a cerato plastia (trans plante de córnea).
Afácia
Nos pacientes onde, por um motivo ou outro, não foi passível a colocação da lente intra-ocular, o uso de LC se faz necessário, já que a imagem retiniana do paciente afácico usuário de óculos é 33 % maior em relação a normal. Com o uso das LC esta diferença diminui para 7%. Para o paciente afácico a luz do sol e as luzes artificiais provocam grande descon forto e com LC esta dificuldade praticamente não existe.
Anisometropia
É uma diferença de dioptria, seja por diferenças em uma mesma ametropia (OD –1 00 # OE – 7.00) ou uma antimetropia (um olho míope outra hipermé trope), entre os dois olhos, que pode provocar a aniseiconia, que é um uma diferença no tamanho das imagens retinia nas entre os dois olhos. Com óculos o resultado é: descon forto visual supressão ou estrabismo. Na anisometropia refra tiva as LC tendem a igua lar o tama nho das imagens reti nianas.
Albinismo e Leucomas
Atualmente se usa uma lente especial em caso de albinismo parcial ou total, são as LC que formam uma íris artificial (pintada) sendo o centro transparente, formando assim, uma pequena pupila. Reduzin do os indesejáveis reflexos, a imagem se torna mais clara e oferece melhor visão central. Nos leucomas a diferença é que a pupila da LC será preta, formando uma íris/pupila normal fazendo com que este olho tenha a mesma aparência do contra-lateral.
Anirídea
(ausência de íris total ou parcial) ou quem tenha um coloboma cirúrgico (ou não) também obtém melhor acuidade visual com a mesma LC do caso anterior (albinis mo), com íris pintada e pupila transparente, ofe recendo me lhor aparência e melhor acui dade visual.
Nistagmo
A experiência tem demonstrado que os usuários de LC podem conseguir uma redução na amplitude e a freqüência do nistagmo.
Ambliopia
Baixa acuidade visual em um olho em relação ao outro (ou não) que não melhora com a melhor cor reção óptica, Neste caso, usa-se LC junto a tratamento pIeó ptico para tentar corrigir esta anomalia (ambliopia refrativa).
Presbiopia
Ou ”vista cansada”. Começa a se mani festar aos 42 anos e pratica mente, aos 50 anos, todas as pessoas necessitam usar algum corretivo visual. Este e o campo de estudos em LC que encon tramos, neste ano de 2002, os maiores avanços tecno lógicos. Tecnologia esta que possibilita que pessoas de 50 anos ou mais ainda mantenham-se compe tindo no mercado de trabalho e de sempenhando-se bem nos vários setores da vida moderna, pois com LC a presbiopia não é mais tratada como fator limi tante da visão
origem : https://sindioptica-ba.com.br/lentes-de-contato/