TREINAMENTO ÓTICO

15-02-2011 23:43

Treinamento

MARIA SALÉTI MICHEL
PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2002
OBJETIVOS
  • Mostrar a importância do conhecimento sobre a tomada de medidas ópticas. Saber as medidas padrões para os diversos tipos de lentes.
  • Passar conhecimentos técnicos aos vendedores (orientadores) de óptica em relação a escolha de lentes e armações de acordo com as necessidades de cada cliente.
  • Entender a influência das medidas na adaptação dos óculos.
  • Discutir sobre tipos de argumentos na escolha da armação.
  • Ressaltar a necessidade de qualidade de ajustes nas armações.
  • Analisar a relação ajuste/medida e sua importância no resultado final.
  • Incentivar a necessidade de aperfeiçoamento óptico, através de palestras, leituras, etc.
  •  
  • “Qualidade: É a produção de bens ou serviços que atendam os requisitos, as necessidades e as expectativas do consumidor. Costuma-se dizer que a qualidade foi atingida quando o cliente se considera satisfeito”.
  • “Excelência: É quando os produtos ou serviços superam as expectativas dos clientes. Nesse caso eles são surpreendidos pela qualidade acima do esperado”.
  • Saléti

ASSUNTOS a SER ABORDADOS

  • Ângulo pantoscópico, posição e inclinação da armação no rosto.
  • Por onde iniciar a venda: armação x lente.
  • Argumentos na escolha das armações. Forma de colocar a armação no rosto e segurá-la.
  • Medidas de multifocais – DNP longe e perto / altura mínima/ distância vértice.
  • Ressaltar a importância de ajustes de óculos. Fio de nylon, armação de 3 peças, etc…
  • Dar exemplos de concretização de vendas por domínio técnico.
  • O que observar quando fizemos um “VTA”
  • Anamnese – receita x histórico do cliente
  • Entrega do óculos (combine o horário em que você estiver na loja)

“ Comece fazendo o que é necessário,

depois o que é possível e,

de repente,

você estará fazendo o impossível.”
Você sabia que…

“Óculos é uma peça de vestiário, o resto é acessório”.

“Os olhos são o espelho da alma”. Passe isso para sua venda. Ponha sua alma e o seu coração em cada venda e ajuste de óculos que fizeres. Aos poucos descobrirás que esse é o diferencial.

“Na óptica, antes de sermos um vendedor, temos que ser um orientador”.

“Seja o espelho de seu cliente”. Ajude-o; experimente armações em você mesmo, elogie detalhes no rosto dele, demonstre carinho por ele inclusive na entrega do óculos. Ele será fiel á você cada vez que necessitar refazer seus óculos.

Você quer conquistar seu cliente de ótica? Então atenda-o com o mesmo carinho na hora da venda como na hora em que ele precisa de um ajuste ou uma orientação.

“Transmita confiança a seu cliente”. Mostre-se firme e seguro ao responder suas dúvidas; auxilie-o tanto na escolha da armação como das lentes.

Com lentes sem o tratamento AR, vemos o brilho das lentes, com lentes ANTI-REFLEXO vemos o brilho dos OLHOS. Lembre-se disso ao sugerir lentes para o seu cliente. Além disso o conforto visual melhora sensivelmente, pois a maior transparência das lentes aumenta a qualidade de visão.

Na óptica, a venda certa não é aquela que valor é o mais alto, mas sim, aquela que irá proporcionar maior conforto e satisfação ao cliente.

Você já se deu conta que pode ser lembrado todos os dias pelo seu cliente? Quando ele se olha ao espelho e repara no óculos ele se lembra de você; quando alguém elogia o óculos ele se lembra de você; quando alguém critica de maneira negativa ele lembra de você; quando o óculos não está confortável ele também se lembra de você…. Por isso faça sempre o melhor na hora da venda e na hora da entrega, pois assim a sua imagem será lembrada de forma positiva, e certamente na hora de fazer um novo óculos ele se lembrará de você.

Você já se deu conta que é responsável pela escolha da armação do seu cliente? Porque no momento que ele tira o óculos dele para experimentar as armações a visão dele fica deficitária, não percebendo muitas vezes detalhes, cores e modelo da armação que ele está vestindo.

ANAMNESE. É o segredo para vender o melhor ao seu cliente. É onde conseguimos descobrir como ele usa o óculos, se está satisfeito com o óculos atual, as atividades que ele realiza, etc…

Mantenha-se sempre atualizado e informado sobre o que há de novidade em lentes e procure saber informações técnicas sobre as mesmas, como índice de refração, espessura, resistência, em que casos é mais indicada; isso só aumentará suas vendas.

Boas Vendas!!!!